top of page

Prêmios

PRÊMIO JOVEM JORNALISTA

O Prêmio Jovem Jornalista é uma iniciativa do Grupo O Estado de São Paulo destinada a incentivar o estudo e o desenvolvimento das modernas técnicas de jornalismo entre os estudantes da área.

 

  • 2007

Na primeira participação do curso de Jornalismo da FATEA no evento, em 2007, o então aluno do 4º ano, Clayton Torres, foi um dos classificados e teve seu texto publicado pelo jornal O Estado de São Paulo.

 

  • 2008

Em 2008, a aluna de Jornalismo da Fatea, Adriana Maria Gonçalves Chiarádia, do 4º ano desenvolveu, com o tema proposto pelo evento “Sustentabilidade empresarial com ênfase em Habitação” e foi, também, um dos classificados e teve o seu texto publicado pelo Jornal O Estado de São Paulo.

PRÊMIO DE MÍDIA ESTADÃO

Sob o título “A re-invenção da TV”, a monografia da aluna do 4º ano de Publicidade e Propaganda das Faculdades Integradas Teresa D’Ávila, Mariana Costa foi a grande vencedora do 11º Prêmio de Mídia 2008 realizado pelo Grupo O Estado de São Paulo.

Com sua pesquisa sobre a tendência das inserções publicitárias na TV digital, orientada pelo Profº Matheus Nerosky, Mariana Costa ficou com o primeiro lugar do concurso, o mais importante nas áreas acadêmica e profissional, e participou do seu encerramento com a entrega do prêmio em um evento no CrediCard Hall, em São Paulo, em comemoração ao dia do profissional de mídia, onde se consagrou como a grande vencedora em mídia TV. A premiação ocorre em três categorias de mídia: TV, Rádio e Jornal.

O prêmio é um estágio de 3 meses numa grande agência é uma ótima chance, uma porta que se abre para sua inserção no mercado profissional.

MICROFONE DE PRATA

Prêmio criado há mais de 16 anos pela UNDA BRASIL – União de Radiodifusão Católica Nacional. Hoje no Brasil são cerca de 300 emissoras que participam da premiação.

  • 2006

Em 2006, o programa RCR em Debate, da Rádio Aparecida, produzido pela professora do curso de RTV da Fatea, Giane Carvalho, foi premiado com o Microfone de Prata. O programa ficou em segundo lugar na categoria de informativos. A professora Giane Carvalho é Especialista em Comunicação pela Unisinos e formada em RTV pela Unesp de Bauru.

2007

Em 2007, a então aluna do 4º ano de RTV da Fatea, Rita de Cássia Marques, produtora do programa Hora do Recreio, transmitido pela Rádio Aparecida, pelo segundo ano consecutivo concorreu ao Prêmio Microfone de Prata na categoria Entretenimento, obtendo o 1° lugar.

O programa Hora do Recreio tem como objetivo proporcionar um espaço para as crianças no rádio e educá-las para a comunicação. As crianças que participam do programa são alunos da rede pública e particular da região, na faixa etária de 7 a 12 anos. O programa tem a duração de 15 minutos e vai pela Rádio Aparecida 820 AM e OC e em Rede para todo Brasil.

 

  • 2008

Carolina Costa,  aluna do 4º ano de Rádio e TV da Fatea em 2008,  venceu em 1º lugar, o Prêmio Microfone de Prata na categoria Religioso, com o programa Com a Mãe Aparecida.

O programa Com a Mãe Aparecida é um projeto idealizado pela Rádio Aparecida, com o apoio do Santuário Nacional. Com os objetivos de formar, informar e evangelizar, o programa ganhou espaço no meio, e hoje é retransmitido por mais de 45 emissoras de rádio em todo o Brasil, abrangendo cerca de 1.100 municípios de todo o pEXPOCOM.

EXPOCOM/INTERCOM

Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação, promovida anualmente pela INTERCOM – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação seleciona trabalhos acadêmicos de todas as escolas de Comunicação Social do Brasil. A partir de 2006 o EXPOCOM passou a ter uma fase regional, que indica os concorrentes para o EXPOCOM Nacional.

 

  • 2005

Realizado no Rio de Janeiro o EXPOCOM Nacional teve dois projetos da FATEA classificados entre os finalistas. “Estação Web”, segundo colocado na modalidade Web Rádio produzido pelos alunos de RTV Cristiano Carneiro Rosseti, Juliana de Souza Leite, Rita de Cássia Marques Barbosa e Diego Fernandes de Souza. Os alunos contaram com a orientação dos professores Jefferson José Ribeiro de Moura, Giane de Carvalho Barbosa e Maurílio do Prado Láua.“O Casarão” terceiro colocado na modalidade Roteiro para Cinema ou Vídeo, produzido pelos alunos de RTV Davi Barbosa da Silva, Francisco Lucas Pereira, Luis Aurélio Costa do Valle, Nelson Ribeiro Pinto Junior, Priscilla Barbeta, Lucas Staut Saciotto Oliveira e William Robson Brasil sob orientação do professor Jefferson José Ribeiro de Moura.

 

  • 2010

Em 2010, os alunos dos Cursos de Comunicação Social: Rádio,TV e Internet, Publicidade e Propaganda, e Jornalismo foram finalistas no EXPOCOM Regional que aconteceu em Vitória – ES com os seguintes projetos:
Jornal [In]Formação, classificado com as edições do ano de 2009 na categoria de melhor jornal-laboratório, representado pela aluna do 4º ano de Jornalismo, Samantha Natielli;

CliqueCom, Central Multimídia da FATEA, representado pelo aluno Paulo Marques, concorrendo na categoria de melhor portal; Olha só esse barulho: ensaio fotográfico sobre a cena independente do Vale do Paraíba, produzido em 2009 pelo aluno de Jornalismo, Oswaldo Corneti; Planejamento de Campanha Publicitária para a Empresa Cacau Show, finalista na categoria de melhor campanha publicitária, representado porLuis Carlos Braz;Verdade?, classificado na categoria melhor roteiro, representado por Geraldo Guimarães
Mosaico, representado por Luciane Valdívia, finalista na categoria de melhor programa de TV.

 

  • 2011

Em 2011, a FATEA repetiu a dose em São Paulo. O Jornal [In]Formação foi novamente classificado entre os melhores da região Sudeste na categoria Jornal-Laboratório. Foi representado pelo aluno Pablo Rodrigo de Godoy Pereira. O CliqueCom também foi classificado entre os melhores do Sudeste, na categoria Web Site. Foi defendido pelo aluno Fábio Lourenço Figueira. Além destes trabalhos foi classificada a radionovela Amigos por Acaso, criada e produzida pela aluna Vera Ventura Rodrigues.

 

  • 2012

Em 2012 foram classificados para o XIX Prêmio EXPOCOM Regional em Ouro Preto, MG cinco trabalhos. As donas da bola: mulheres que queimam barreiras dentro e fora de campo. Livro-reportagem da aluna Thalita Miranda Costa. Brasil: qual é o teu negócio? Fotografia artística das alunas Priscilla Cabett dos Santos e Talita Maria dos Santos Galvão da Silva. Eu sou Crystal. Documentário do aluno Jafhy Natal Borges. Rádio Documentário A Voz do Brasil. Documentário em áudio da aluna Thátia de Carvalho Amorim. O mistério dos Marins. Documentário dos alunos Murilo Batista Chaves da Silva, Jeferson Diego da Silva, Michael Rafael Ferreira e Luiz Afonso Fernandes de Meireles que ganhou o 1º lugar na modalidade concorrendo com trabalhos de toda região sudeste (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas gerais e Espírito Santo), sendo classificado para o Expocom Nacional que ocorreu em setembro na cidade de Fortaleza, PE.
Houve também participação no INTERCOM Junior, espaço acadêmico destinado a acolher os trabalhos elaborados nos cursos de graduação, pela ex-aluna Ailecy Maria Rodrigues de Oliveira (recém-graduada em Jornalismo em 2011) que apresentou seu projeto de Conclusão de Curso Tendências e avanços da pesquisa brasileira sobre Comunicação Interna: as contribuições da Intercom (2006-2010).

 

  • 2013

No INTERCOM Regional de 2013 realizado na UNESP de Bauru, classificou-se para o EXPOCOM na categoria Revista Laboratório Impressa, o aluno Lucas Barbosa de Oliveira com a Revista Amanhecer. Também participou do evento o prof. Jefferson José Ribeiro de Moura com os trabalhos O envolvimento da Universidade com a Comunidade por meio do rádio e A escola na tela da TV: experiências da linguagem ficcional televisiva na escola pública, apresentados na Divisão Temática (DT) de Comunicação, Espaço e Cidadania.

  • 2014

Este ano, os Cursos de Comunicação Social marcaram presença no XXI EXPOCOM Regional com o filme de ficção Amores Impossíveis dos alunos Renan Ramos, Thiago Lemos e Tiago Nunes, e com o videoclipe Gaitolândia, dos alunos Breno Paiva, Gustavo Cabral e Pedro Santos. No INTERCOM Junior as alunas do segundo ano de Jornalismo Geovana Mara e Stephany Ramos, apresentaram o trabalho A música como beneficiadora dos estudos e no desenvolvimento dos jovens na cidade de Lorena na categoria Comunicação, Espaço e Cidadania.

 

  • 2015

No XX INTERCOM Sudeste em Uberlândia, MG, as alunas de Jornalismo Stephany dos Santos Ramos, Geovana Mara da Silva Rosa, Roberta Christina da Silva Souza e Carolina Freire Neves apresentaram o trabalho Tatuagem, Comunicação e Criação: Fatores que levam a Expressão da Individualidade no INTERCOM Junior. O professor Jefferson de Moura apresentou A Televisão e o Mito do Real na Divisão Temática Rádio, TV e Internet.

  • 2016

No INTERCOM de 2016, que aconteceu na cidade de Salto- SP, a ex-aluna Marcela Lisboa teve a oportunidade de apresentar seu trabalho “As pichações do submundo de Cruzeiro – SP", que foi projeto de TCC no ano de sua formação. O professor Jefferson Moura também apresentou juntamente com a ex-professora da UNIFATEA, Debora Burini, na Divisão Temática – Comunicação, Espaço e Cidadania o trabalho “A formação do ouvinte cidadão no rádio”.​​

bottom of page