
TV UNIFATEA
Funciona como laboratório para os alunos da instituição, criando integração entre os Cursos e possibilitando contato direto com equipamentos e dando espaço para propagar conteúdo televisivo dos quais os próprios alunos produzem. Com uma grade de programação diversificada a missão da TV UNIFATEA é proporcionar aos acadêmicos a oportunidade de adquirir qualidade de conteúdo, cultura e conhecimento possibilitando o investimento profissional e interação entre os cursos. Ela implanta a mídia out of home, ou seja a informação mais próxima ao receptor e a concepção da 5ª Tela, que é a acessibilidade a ser consolidada na UNIFATEA. O projeto incentiva os alunos dos três cursos (Jornalismo/Publicidade e Propaganda/Rádio, TV e Internet) a usar a base humanística oferecida pelas disciplinas do curso e relacioná-las com as disciplinas específicas e práticas na produção de conteúdo criativo e novo para a TV UNIFATEA.
A base da TV UNIFATEA é formada por alunos dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Rádio, TV e Internet, que abrangem todas as áreas de uma emissora, entre elas reportagem, edição, cinegrafistas, produção e equipe de marketing. Representam aproximadamente 3,5% do total da Graduação. Além destes alunos, que fazem parte do programa de estágio interno “Quero ser FATEA”, todos os alunos do curso, independente do ano que estão cursando podem criar, produzir e exibir projetos para a TV UNIFATEA. Os projetos que não vão ao ar na programação são exibidos nas TVs espalhadas pela Faculdade, pelo canal da TV no Youtube e tem seus projetos postados no site da TV UNIFATEA.
A TV foi Idealizada pelo aluno Gustavo Chicarino em 2013. Pensava-se um projeto que incrementasse a comunicação entre a instituição e os alunos, feita até então exclusivamente por recados escritos em uma lousa branca na entrada da Faculdade. A partir daí a “lousa eletrônica” evoluiu para uma programação de TV, que ofereceria além de informações institucionais, cultura, entretenimento e interação. Orientados pelo Prof. Me. Miguel Adilson de Oliveira Júnior, o projeto conquistou a confiança da diretoria e tornou-se uma realidade, sendo inaugurada em novembro de 2014 como TV UNIFATEA, contanto com três monitores dispostos em pontos estratégicos da Faculdade. Em fevereiro de 2015, a TV UNIFATEA passou a fazer parte da Associação Brasileira de Televisão Universitária (ABTU), a maior rede de intercâmbio entre TV’s Universitárias do País. O convite foi feito pela entidade, que reúne 40 Instituições de Ensino Superior (IES), públicas ou privadas, que produzem televisão educativa. Em julho de 2015, pesquisa realizada pela TV UNIFATEA mostrou 5.521 visualizações (Facebook e Google Search) com 12.474 minutos assistidos.
